Boas Vindas!!

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Atividade 05/10/11

Atividade do dia 05/10/11
Jogo Arie (Link para downloadhttp://www.baixaki.com.br/site/dwnld45484.htm)

FICHA DE AVALIAÇÃO DE SOFTWARES EDUCACIONAIS
(Adaptado do Modelo do Material “ProFuncionário” – Brasília 2007)
Utilize outra cor nas respostas.


Responsável pela avaliação do software: _Leonise Motta Rosimar Machado, Luiza Macedo.

IDENTIFICAÇÃO DO SOFTWARE
1 – Nome: Arie
2 – Autor(ES): Desconhecido
3 – Empresa: Desconhecida
4 – Tipo de software:
( ) Tutorial      ( ) Gráfico     ( ) Simulação      ( ) Banco de Dados     ( ) Aberto      ( ) Planilha
( ) Investigação      ( ) Programação     (X ) Exercitação      ( ) Autoria     ( ) Editor de Texto                  ( ) Outros _Jogos.___________________________________________________
5 – Público-alvo: (faixa etária, escolaridade, outras informações) Educação Infantil.
6 – Configuração do equipamento necessário:
(Não é necessário pois a  pesquisa do sofware/jogo foi realizada na modalidade online.

AVALIAÇÃO QUALITATIVA
1 – Objetivos propostos:
Propiciar a interação da criança com mascote Arie, a utilização de recursos visuais  que  possibilitam a identificação do objeto com a realidade da criança, compreensão da diversidade das cores, estimulo sonoro do Arie permite  participação do jogador e também abre “leque” para a imaginação.
2 – Pré-requisitos:
Conhecimento básico dos objetos, frutas, conhecimento dos periféricos do computador (mouse), entre outros.
3 – Indicação para as disciplinas:
Todas as disciplinas para a Educação Infantil(Artes, matemática*, português, entre outras).
*Vai depender do educador que mediar a atividade, visto que há possibilidades de adaptação.
4 – Exemplos de atividades que podem ser desenvolvidas com a intermediação do software:
Proposta: Brincar de Cheff com o Arie
As crianças irão trazer de casa frutas para antes de apresentar o software,  montarmos a salada de fruta. Após esse momento, iremos jogar e deixar a salada de fruta na geladeira aguardando ficar geladinha. Depois do jogo iremos, comer em roda e pensar no Arie.Depois deste momento, iremos montar uma história coletiva com o personagem principal Arie.
 5 – Oferece diferentes níveis de dificuldades?
Sim.
6 – Oferece feedback?
Oferece, porém é um feedback negativo  somente visual e não sonoro. Já o feedback positivo é dado através do som.
7 – Tempo sugerido para utilização:
De 10 a  20 minutos.
8 – É interativo?
É muito interativo.
9 – Telas, gráficos e textos são adequados?
As telas estimulam a imaginação e o interesse da criança
10 – Comentários:
O software estimula a imaginação e serve como auxilio  para o ensino-aprendizagem, este foi um dos motivos da escolha para a avaliação.

FICHA-ROTEIRO PARA AVALIAÇÃO DE SOFTWARE
(Adaptado do Modelo do Material “ProFuncionário” – Brasília 2007)
Utilize outra cor nas respostas.


1 – Título do software:
2 – Nível:
3 – Disciplina:
4 – Identidade do currículo:
(X) Infantil     ( ) Fundamental I      ( ) Fundamental II     ( ) Médio     ( ) Superior
5 – Modalidade do programa:
( X ) Individual     ( ) Para pequenos grupos (duas a quatro pessoas)     ( ) Para grupos maiores (cinco a sete pessoas)
6 – Modalidade didática:
(X ) Exercitação e prática     ( ) Tutorial     ( ) Simulação     ( ) Informação     ( X) Jogo
( ) Resolução de problemas     ( ) Outros ____________________________________________
7 – Conteúdo: Conceito avaliativo:
a) O software atinge os objetivos específicos:  S             im
b) Estão especificadas as competências do aprendiz: Não
c) O aprendiz está apto a entrar no programa nos diferentes níveis:  Sim
d) O vocabulário utilizado é apropriado ao aprendiz:  Sim
e) O nível de dificuldade é adequado ao aprendiz:  Sim
8 – Apresentação: Conceito avaliativo:
a) As instruções são claras e lógicas:  Sim
b) As estratégias pré-instrucionais existem:  (pré-teste, título da unidade, pré-requisitos etc.)
Não
c) A cor, a parte gráfica, o som são apropriados:
sim
d) Os display da tela são claros: 
sim
e) A flexibilidade do programa adapta-se aos alunos com maiores ou menores dificuldades: 
sim
f) As estratégias instrucionais são interessantes e motivadoras:
sim
9 – Interação: Conceito avaliativo:

a) É possível controlar a seqüência da apresentação: sim
b) O feedback às respostas do estudante é efetivamente empregável:sim
c) As respostas são rápidas e com tempo suficiente:sim
d) O programa é interativo: sim
e) O programa é fácil de se usar e não inibe: sim
10 – Usabilidade pelo(a) professor(a): Conceito avaliativo:
a) O programa pode ser modificado: não
b) Possui o manual para o professor:  Não
c) O programa inclui o registro das atividades: Não
d) O professor pode avaliar o desempenho do aluno: Sim

Nota: Os conceitos avaliativos podem ser:
excelente, muito bom, bom, regular, fraco, fraquíssimo, nulo. Nos outros itens, é só assinalar a opção correspondente.
Muito bom!
Comentem!!!!!!!!