O jogo educativo
São considerados potencializadores de motivação no reforço de habilidades, conceitos e informações previamente ensinadas. O jogo Calculando* objetiva trabalhar com as habilidades acima elencadas visando ampliar o conhecimento no ensino da matemática.
Notou-se que, na tentativa de um aluno superar determinada fase de um jogo, ele empregava tamanha força de vontade, que resultava em sensíveis melhoras em quadro motor para a realização das atividades pedagógicas dentro do setor. Nosso setor trabalhado é o raciocínio lógico.
Além de favorecer o quadro motor do aluno, os jogos possibilitam a aquisição de valores, tais como regras, superação de fases, aprender a “ganhar e perder”, persistência, entre outros.
O papel do professor
Após esta fase, se aluno não tiver entendido o processo do jogo, cabe ao professor explicitar suas regras e funcionamento, atraindo e mantendo o interesse e o entusiasmo dos alunos, promovendo interações e desafios para que o objetivo seja mais facilmente atingido.Utilizando o jogo educativo podemos desconstruir conteúdos que no senso comum é difícil.Pode se tornar fácil através da ludicidade aperfeiçoando o entendimento do aluno, ou melhor, o jogo é o facilitador da aprendizagem.
A importância do “feedback” ao final do jogo
O professor deve utilizar mecanismos para corrigir os erros e melhorar o desempenho de seus alunos, oferecendo constantemente um reforço positivo nos momentos adequados e sempre ao final do jogo, o professor deve realizar um “feedback” para crescimento do aluno.
* Jogo online denominado Calculando disponibilizado no link: http://www.guiainfantil.com.br/jogo.asp?id=28
Referências:
Alunas e Autoras: Leonise Motta, Luiza Alves e Rosimar Machado