Boas Vindas!!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Potencialidades da Internet na Educação


O jogo educativo

São considerados potencializadores de motivação no reforço de habilidades, conceitos e informações previamente ensinadas. O jogo Calculando* objetiva trabalhar com as habilidades acima elencadas visando ampliar o conhecimento no ensino da matemática.


Notou-se que, na tentativa de um aluno superar determinada fase de um jogo, ele empregava tamanha força de vontade, que resultava em sensíveis melhoras em quadro motor para a realização das atividades pedagógicas dentro do setor. Nosso setor trabalhado é o raciocínio lógico.

Além de favorecer o quadro motor do aluno, os jogos possibilitam a aquisição de valores, tais como regras, superação de fases, aprender a “ganhar e perder”, persistência, entre outros.


O papel do professor

Após esta fase, se aluno não tiver entendido o processo do jogo, cabe ao professor explicitar suas regras e funcionamento, atraindo e mantendo o interesse e o entusiasmo dos alunos,  promovendo interações e desafios para que o objetivo seja mais facilmente atingido.Utilizando o jogo educativo podemos desconstruir conteúdos que no senso comum é difícil.Pode se  tornar fácil  através da ludicidade aperfeiçoando o entendimento do aluno, ou melhor, o jogo é o facilitador da aprendizagem.

A importância do “feedback” ao final do jogo

O professor deve utilizar mecanismos para corrigir os erros e melhorar o desempenho de seus alunos, oferecendo constantemente um  reforço positivo nos momentos adequados e sempre ao final do jogo, o professor deve realizar um “feedback” para crescimento do aluno.

* Jogo online denominado Calculando disponibilizado no link: http://www.guiainfantil.com.br/jogo.asp?id=28

Referências:


Alunas e Autoras: Leonise Motta, Luiza Alves e Rosimar Machado