Boas Vindas!!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Conto do Boto cor-de-rosa



 
Antes de começar a contar o conto do Boto cor-de-rosa, vamos falar da origem desta lenda. A lenda do boto tem sua origem na região amazônica (Norte do Brasil), ainda hoje é muito popular na região e faz parte do folclore amazônico e brasileiro.
Prepare-se criançada para viajar no mundo da fantasia, que tal embarcamos para o Norte do Brasil?

Era uma vez...
Um lindo Boto cor-de-rosa que vivia solitário nos rios da região amazônica.Este Boto tinha um poder especial, que só podia utilizar nas noites de festa junina.

A grande noite...
Numa certa noite de festa junina, o belo Boto conseguiu se transformar num lindo jovem, e se  vestiu com roupa social toda branca.


O erro...
Havia um grande problema nesta transformação, e ele precisava disfarçar o que tinha dado de  errado.Para isso ele pegou um chapéu branco para encobrir o rosto e disfarçar o seu nariz grande.

Chegando na festa...

Com seu jeito galanteador e falante, o boto aproxima-se das jovens desacompanhadas, seduzindo-as.Não há quem resista ao seu charme.Diz a lenda que era um homem encantador e não poderia,em hipótese nenhuma,ocorrer recusa do seu convite.

Após a cantada...
O Boto cor-de-rosa consegue convencer uma bela jovem a dar um passeio no fundo do rio, local onde costuma engravidar as belas moças. Esta jovem muito feliz com o convite  aceita passear com o Boto,mas  mal sabe ela a péssima escolha que fez.

Na manhã seguinte...
O Boto volta a se transformar e junto dele a bela jovem, que agora carrega dentro de si um bebê. Ela fica desesperada, pois quando se dá conta da sua transformação percebe que o belo homem se transformou em boto e este foge pelas margens do Rio.

O retorno para casa...
A jovem volta para casa muito triste e chora no ombro de sua mãe.A mãe já desconfiada do ocorrido fala para a filha:-Sempre te avisei do Boto cor-de-rosa,agora não há nada a fazer, a não ser criar esse bebê.

Resumo da conto...
É graças a este fato que, durante as festividades de junho, quando aparece um rapaz usando chapéu, as pessoas lhe pedem para que ele o retire no intuito de se certificarem de que não é o boto que ali está.